Governistas só admitiram a derrota na terceira vez que os professores ergueram as mãos
Agência Cromafoto

Nos dias 19 a 25 de maio, o SINTRAJUD (Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal) realizou as eleições para o próximo mandato de sua diretoria colegiada. Concorreram no processo para o sindicato duas chapas com projetos bem distintos. A Chapa 1 – Sindicato é pra Lutar! era formada por diversos companheiros que já fazem parte da diretoria e que foram os primeiros a defender a desfiliação do sindicato à CUT e a construção da Conlutas, proposta essa que foi aprovada por quase unanimidade pela base no último congresso da entidade. Também participam vários companheiros novos, frutos da forte atuação da base na gestão do sindicato. Além disso, a Chapa 1 também representa um histórico recente do SINTRAJUD com muitas lutas que resultaram em vitórias para a categoria.

Em contraposição a esse perfil, a Chapa 2 – Reconstrução era uma chapa que se confrontava com a desfiliação do sindicato à CUT e representava o governismo.

Escolha pela luta
Diante disso, a base foi às urnas e escolheu: 62% decidiram manter a postura combativa do SINTRAJUD e votaram na Chapa 1. A apuração, que terminou por volta das 9 horas da manhã do dia 26, foi concluída com o seguinte resultado: Chapa 1 com 62% (1.262) dos votos válidos, contra 38% (787) para a Chapa 2. Houve 51 votos nulos e 13 em branco. Durante toda a apuração, iniciada por volta das 4 horas da manhã, a Chapa 1 esteve na dianteira.

Os servidores eleitos assumem a diretoria em 10 de junho para um mandato de três anos. Mais do que uma vitória da Chapa 1, essa foi uma vitória dos lutadores, de todos aqueles que estão hoje apostando na Conlutas e na tentativa de construir uma direção do movimento sindical brasileiro.
Post author Yara Fernandes, da redação
Publication Date