Em Porto Alegre (RS), a candidata a prefeita pela Frente de Esquerda PSTU-PCB, Vera Guasso (PSTU), reunirá as mulheres do partido neste fim-de-semana. O encontro acontece no sábado, 30, na sede do partido, a partir das 10h.

O objetivo é construir um programa específico para as mulheres trabalhadoras, que sofrem em dobro a exploração. Em Porto Alegre, apesar de quatro dos oito candidatos serem mulheres, nenhuma apresenta um programa claro contra a superexploração das trabalhadoras.

“Não basta ser mulher”, disse Vera ao Portal do PSTU, “infelizmente, temos várias candidaturas de mulheres e que não refletem um programa que interesse às mulheres”.

Sobre o que será debatido na reunião, Vera disse que o PSTU pretende apresentar uma plataforma de “defesa dos direitos das mulheres contra exploração do trabalho, pela independência das mulheres trabalhadoras pra lutar, que levante as bandeiras das mulheres, como creches, atendimento às que sofrem violência, para que elas tenham trabalho e salários dignos para sobreviverem e serem independentes financeiramente”.

Vera comentou, ainda, a dependência cada vez maior dos partidos com as empresas que financiam suas campanhas. Em Porto Alegre, até o PSOL entrou nesse jogo, aceitando R$100 mil da Gerdau, uma das maiores siderúrgicas do mundo e que apóia o governo de Yeda Crusius (PSDB) no Rio Grande do Sul.

“Só a Frente de Esquerda manteve a independência política em relação às empresas e, por isso, é capaz de apresentar um programa independente que defenda os interesses dos trabalhadores, especialmente dos oprimidos, os mais explorados”, disse Vera. “A Frente de Esquerda também manteve a independência dos partidos da direita ou do governo Lula, não se aliou com eles, como fez o PSOL com o PV, por isso não precisa abrir mão de seu programa e pode ser coerente”, completou.

A campanha continua
No domingo, logo após fazer campanha no tradicional Brique da Redenção, pela manhã, Vera almoça com um grupo sindical da Oposição Bancária de Porto Alegre. À tarde, Vera grava programa eleitoral para TV.

Para participar da campanha de Vera Guasso e de Julio Flores, candidato a vereador, e saber das demais atividades de campanha, entre em contato com o PSTU de Porto Alegre pelo telefone (51) 3024 3486 ou por e-mail ([email protected]).