Vera e Hertz no Piauí, com a pré-candidata ao governo, Luciane Santos

Vera iniciou um giro pelo Nordeste desde o último dia 3 para apresentar o manifesto “Um Chamado à Rebelião! Um Projeto Socialista” e participar do lançamento das pré-candidaturas do PSTU na região. São Luís, capital do Maranhão, foi a primeira cidade que a pré-candidata à Presidência da República pelo PSTU visitou, ao lado de Hertz, pré-candidato a vice.

Eu e Hertz somos nordestinos. Estamos felizes em debater com o nosso povo seus problemas e suas dificuldades, e apontar uma saída revolucionária. Todo mundo sabe que o Nordeste é a região que apresenta alguns dos piores índices sociais do Brasil. A região onde as mulheres e as LGBTs são mais assassinadas. É a região onde a seca e o latifúndio expulsam milhares de sertanejos de suas terras. Mas é também a região brasileira que historicamente protagonizou grandes rebeliões, revoltas e insurreições populares. Para acabar com pobreza e a mazela social o povo pobre e trabalhador tem que se levantar, se organizar, fazer uma rebelião e tomar o poder. É esse chamado que estamos fazendo”, enfatiza Vera.

Estamos feliz em começar esse giro pelo Nordeste a partir do Maranhão, um Estado que é um exemplo de luta. Aqui aconteceu umas das insurreições mais importantes da história do nosso País, que foi a Balaiada. O povo trabalhador, pobre e negro chegou a tomar o poder. Somos o Estado como maior número de remanescentes quilombolas no Brasil, fruto da resistência e da luta contra a escravidão. Nosso manifesto além de apresentar uma saída diante à crise e os ataques que os governos e os patrões querem impor à nossa classe, fazemos um chamado à rebelião, a que os de baixo se organizem para derrubar os de cima, que a classe trabalhadora tome a poder para si”, afirma Hertz.

O giro pelo Nordeste segue até o próximo dia 19. Veja como foi passagem pelos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Maranhão
Vera e Hertz participaram de atividades em São Luís nos dias 3 e 4. Concederam entrevistas a vários veículos de comunicação e estiveram presentes no lançamento das pré-candidaturas do PSTU no Estado. O evento aconteceu no auditório do IFMA – Monte Castelo e reuniu 150 pessoas. Foi uma noite muito empolgante, cheia de sentimentos que se misturavam entre emoção, indignação, esperança e vontade de lutar e transformar. O ato contou com a participação de lideranças e ativistas de sindicatos e movimentos sociais, Comunidade Taim, moradores dos bairros Liberdade, São Raimundo, Coroadinho, Vila Luizão, João Paulo e do Movimento Quilombola.

Foram apresentadas as pré-candidaturas de Ramon Zapata ao governo, Nicinha Durans como vice-governadora. Ao senado os nomes de Saulo Arcangeli e Luciana Correa (Preta Lu).

Piauí
No dia 5, foi a vez de Teresina, capital do Piauí, receber Vera e Hertz. À tarde, aconteceu uma coletiva de imprensa na sede do partido, que contou com a presença dos principais veículos de comunicação do Estado.

À noite, no bairro Santa Maria, foi realizado o ato de lançamento das pré-candidaturas do PSTU no Piauí, onde foi apresentado o nome de Luciane Santos ao governo do estado e Tibério como vice. O evento reuniu 100 pessoas.

Fortaleza

Bairro de Vila Velha

Vera ficou quatro dias na capital cearense. Além de participar de uma coletiva de imprensa, Vera fez panfletagem e conversou com os trabalhadores rodoviários e com operários da construção. A pré-candidata à Presidência da República pelo PSTU também reuniu com os moradores do bairro Vila Velha 3.

No dia 3, aconteceu o ato de lançamento das pré-candidaturas do PSTU no Ceará. O evento reuniu 60 pessoas na sede do partido. Operários da construção civil, rodoviários, comerciários, professores, servidores públicos e estudantes estiveram presente no ato que apresentou Gonzaga, operário da construção civil, como pré-candidato ao governo.

Natal
Vera chegou à capital potiguar na última terça-feira, dia 10. Concedeu entrevistas a diversos veículos de comunicação. No dia seguinte, reuniu com a diretoria do Sindisaúde e entregou uma carta compromisso em defesa da saúde pública. Depois, distribuiu panfletos e conversou com as operárias de uma fábrica têxtil.

No dia 11, aconteceu o lançamento das pré-candidaturas do PSTU no Rio Grande do Norte. Mais de 100 pessoas compareceram ao ato no auditório do Sindipol, onde o professor Dário Barbosa foi apresentado como pré-candidato ao governo do Estado.

João Pessoa
As atividades na capital da Paraíba começaram logo cedo, na manhã de ontem. Às 7h30, Vera participou de um café da manhã com os trabalhadores dos Correios, em frente ao Centro Operacional e Administrativo da empresa. Em seguida, reuniu com a diretoria do sindicato da categoria.

Participou também de uma coletiva de imprensa e, à noite, esteve presente no ato que apresentou a professora Ramas Dantas como pré-candidata ao governo da Paraíba.

Outros estados
Vera segue com o giro pelo Nordeste. Hoje ela está em Recife, capital de Pernambuco. Depois segue para Aracaju, capital de Sergipe. Salvador será a última capital nordestina a ser visitada, no dia 19.

Acompanhe aqui a agenda da Vera.

LEIA MAIS

Queremos Vera nas entrevistas e pesquisas de opinião