Encontro vai atualizar um programa socialista para as mulheres

Evento vai debater a atualização do programa socialista para as mulheres trabalhadorasA eleição de Dilma, primeira mulher presidente do Brasil, não tem servido para mudar a realidade das mulheres pobres e trabalhadoras. Os programas desenvolvidos pelo governo, ao invés de transformarem a triste realidade das mulheres, acabam reforçando a opressão e a exploração. O compromisso de Dilma com os banqueiros, grandes empresários, latifundiários do agronegócio e com a bancada conservadora do Congresso Nacional impede que haja, de fato, conquistas para as mulheres da nossa classe.

Cada vez fica mais claro que é preciso construir uma alternativa socialista e dos trabalhadores e trabalhadoras que se materialize em um programa que seja um verdadeiro instrumento para transformar as condições de vida das mulheres.

Um programa que não se submeta aos interesses do Capital, que rompa com a lógica de cortar verbas das áreas sociais para engordar o lucro dos banqueiros. Um programa que garanta acesso pleno à moradia, saúde e educação.

Um programa que rompa com os conservadores e com a hipocrisia para, de fato, garantir o direito à maternidade e também ao aborto, para que nenhuma mulher mais morra por ter esses direitos negados!

Um programa para armar a luta de todas as mulheres trabalhadoras inclusive negras e lésbicas contra esse sistema de exploração e opressão, tendo como estratégia a emancipação da mulher e a construção do socialismo.

É com este objetivo que o PSTU realizará o seu 5° Encontro de Mulheres. Companheiras de diversas categorias, dos canteiros de obras, bancos, escolas e universidades, que convivem e se enfrentam cotidianamente com a opressão e a exploração se reunirão para, a partir da sua realidade, da situação da luta de classes e de todo o acúmulo histórico da luta das revolucionárias, contribuírem para esta elaboração.

Dentro do movimento dos trabalhadores
Outra tarefa do Encontro é o debate de como combater o machismo que dificulta a participação das mulheres nos sindicatos e no movimento em geral. O machismo divide a classe e impede que mais mulheres venham para a luta. Mulheres e homens devem lutar lado a lado para combater o machismo disseminado pela burguesia. As mulheres precisam estar fortalecidas e terem os homens como aliados no combate que é permanente. Nos sindicatos, nos movimentos sociais e estudantis, na CSP-Conlutas e na ANEL, precisamos de exemplos de organização das mulheres que possam ser referência no combate ao machismo e agreguem mais mulheres para a luta!

Mulheres do PSTU
Em outubro de 2011, o PSTU realizou seu 7º Congresso Nacional. O evento reforçou a necessidade da organização das mulheres no interior do partido, para fortalecer e formar cada vez mais quadros mulheres dirigentes. O 5° Encontro Nacional de Mulheres, aprovado no Congresso, representa o fortalecimento das secretarias de mulheres (nacional e regionais), como espaços especiais de elaboração sobre o tema.

A realização do Encontro é para nós, mulheres do PSTU, uma afirmação da tradição do partido bolchevique, de Clara Zetkin e Lênin, que deu à mulher seu verdadeiro lugar na hierarquia do programa do partido e nas necessidades dos trabalhadores, cujo fim é a libertação da humanidade. Já dizia Lênin, “os trabalhadores não alcançarão a emancipação completa se não for conquistada primeiro a completa emancipação das mulheres.”

Post author Ana Luísa Martins, de São Paulo (SP) e Silvia Ferraro, de Campinas (SP)
Publication Date