Uma delegação de três haitianos desembarcou no Brasil nesta terça, 16, para exigir a retirada das tropas de ocupação. Estão no Brasil Carole Pierre Paul-Jacob, da Solidariedade das Mulheres Haitianas (SOFA); Frantz Dupuche, da Plataforma Haitiana em Defesa de um Desenvolvimento Alternativo (PAPDA); e Didier Dominique, da Central Sindical e Popular Batay Ouvrier (BO). A viagem é parte de uma campanha internacional impulsionada, principalmente, pela Conlutas e pelo grupo Batay Ouvryie.

A ocupação começou em 2004, liderada pelo Brasil. Passados cinco anos, os haitianos denunciam que a violência piorou e que as tropas cometem abusos e desrespeitam os direitos humanos. A vinda da delegação coincide com um acirramento da luta de classes no Haiti. Nos últimos dias, manifestações foram violentamente reprimidas pelas forças da ONU e pela polícia.

Dias 16 e 17 – Atividades em Brasília
Dia 18 – Salvador, Belo Horizonte e Natal
Dia 19 – Belo Horizonte, Natal e São Paulo

  • São Paulo: debate na PUC-SP, com Carole Pierre Paul-Jacob. A partir das 19h, na sala 239
    Dia 20 – Belém e Baixada Santista

    Segunda, dia 22 – Recife, Porto Alegre e ABC Paulista

  • ABC Paulista: debate às 19h, na Fundação Santo André, com Didier Dominique
  • Porto Alegre: debate às 18h45, no auditório do Sindppd-RS (Rua Washington Luiz, 186), com Carole Pierre Paul-Jacob

    Terça-feira, dia 23 – Santa Cruz (RS), Fortaleza e Campinas

  • Campinas: debate às 19h, no Salão Vermelho da prefeitura, com Didier Dominique
  • Fortaleza: 11h – Participa do ato público da greve dos professores (a confirmar); 12h – coletiva para a imprensa; 18h30 – debate na UECE, no campus Itaperi
    Santa Cruz (RS): Tarde, visita às escolas do município. 19h30: Debate no anfiteatro da Unisc (prédio do Direito), com a presença de Carole Pierre Paul-Jacob.

    Quarta, dia 24 – Rio de Janeiro, São Luís e São José dos Campos

  • São José dos Campos: na parte da tarde, visita aos moradores da ocupação Pinheirinho. Debate às 18h, sede do Sindicato dos Metalúrgicos (Rua Mauricio Diamante)
  • Rio de Janeiro: debate às 18h30, no auditório da UERJ, com Carole Pierre Paul-Jacob, Cyro Garcia e Julio Condaque. Organização: Conlutas-RJ, Jubileu Sul, MST e Via Campesina

    Quinta, dia 25 – Rio de Janeiro, São Luís e São Paulo

  • São Paulo: debate às 19h, na USP (Largo São Francisco, Sala dos Estudantes), com Didier Dominique