Emprego

Estes 145 bilhões de reais poderiam gerar 7 milhões de empregos na agricultura (cujo custo médio de emprego gerado é de 20 mil reais), ou 1,5 milhões na indústria (com custo médio de 100 mil reais por emprego).

Reforma Agrária

Este dinheiro seria suficiente para assentar todas as famílias sem-terra do país. Ou seja, 4 milhões – ao custo de 35 mil reais por família, o que inclui o custo da terra. Caso a reforma agrária fosse feita sem premiar o latifúndio com o pagamento da terra nua, seria possível assentar oito milhões de famílias.

Habitação

Se aplicados em habitação, o dinheiro gasto com juros em um ano seria suficiente para a construção de 30 milhões de casas populares (de alvenaria, com 40 a 50m2 de acordo com método elaborado pela COPPE/UFRJ, ao custo unitário de 5 mil reais), o que eliminaria todo déficit habitacional brasileiro.

Salário Mínimo

Se distribuídos a cada domicílio com renda de um a três salários mínimos no Brasil (22 milhões, segundo a Pesquisa Nacional por Domicílio do IBGE), seria possível aumentar o salário mínimo destes trabalhadores para 600 reais.

Post author Rodrigo Ávila, economista da Campanha pela Auditoria da Dívida
Publication Date