Para realizar a votação na sua cidade ou região, é necessário providenciar mesas de votação e mesários responsáveis pelo processo. O local de votação deverá ter cartazes e faixas identificando o plebiscito e orientando o votante. Todo o material para o plebiscito pode ser baixado do site da Conlutas ou do Portal do PSTU.

A votação pode ocorrer nos locais de trabalho, escolas, universidades, órgãos públicos, igrejas, ou em locais públicos de grande circulação, como pontos de ônibus, calçadas, etc. Se for preferível, é possível ainda realizar o plebiscito com urnas volantes, especialmente em cidades do interior, ou seja, os mesários percorrerem as comunidades coletando votos.

A votação
As urnas devem conter uma identificação do plebiscito e garantir o sigilo do voto.

As urnas podem ser emprestadas pelo poder judiciário ou entidades como sindicatos e associações.

Cada urna deve ter uma ata para relatar o local, os dias e o horário da votação, assim como o número de votantes e qualquer problema que eventualmente tenha ocorrido. Após preenchida, a ata deve ser enviada pelo correio para a Coordenação Estadual do Plebiscito até o dia 10 de setembro, guardando-se uma cópia junto com os votos apurados.

O modelo de cédula com as quatro perguntas deve ser impresso e copiado. O presidente da mesa e um mesário devem assinar seu verso. Os votos não devem ser jogados fora após a contagem, mas guardados por um período de um ano.

Votantes e prazos
Podem votar no plebiscito os maiores de 16 anos. Para isso, o votante deve portar algum documento (título de identidade, eleitor, CPF, etc.). O nome e o RG do votante deverão ser preenchidos numa lista de presença. Cada pessoa só pode votar uma vez.

Terminado o prazo para a votação, a urna deve ser lacrada com fita isolante e assinada pelos mesários. Após ser levada ao local definido pelo comitê para a apuração dos votos, ela deve começar se possível ainda no dia 7. A apuração nos municípios deve ocorrer até o dia 10 de setembro. Os dados da votação devem ser enviados para o comitê estadual até o dia 17. A apuração nacional com a contagem e centralização estão programadas para ocorrer até o dia 20.
Post author da redação
Publication Date