O Opinião Socialista conversou com Camila Lisboa, estudante de ciências sociais da Unicamp e da Secretaria Nacional de Juventude do PSTU. Camila falou sobre o que as entidades que compõem a Anel estão discutindo como próximos passos da luta pelo Fora Sarney e o que a juventude do PSTU propõe para deslanchar esse movimento na volta às aulas.

Opinião Socialista – Explique a diferença entre a postura da UNE e a da Anel com relação a Sarney.

A Anel tem uma posição bastante categórica. Sarney tem que sair por tudo o que ele significa. Ele representa as velhas oligarquias, é um coronel, um dinossauro.
A UNE, ao defender Sarney, reafirma a ruptura com a sua tradição. Em nome do governo Lula e das eleições de 2010, defende um coronel corrupto e adota uma posição contrária à da juventude brasileira. Um coronel que no passado foi alvo das manifestações da juventude. A UNE, de cara-pintada virou cara-de-pau. <.i>

OS – O que a Anel tem feito pelo Fora Sarney?
Logo após o Congresso Nacional dos Estudantes, que fundou a Anel, as entidades discutiram uma campanha pelo Fora Sarney. Fizemos jornais e adesivos que estão circulando pelas escolas e universidades. A ideia é mobilizar o máximo a juventude para derrubar Sarney, como nas manifestações que ocorreram no último dia 15 em lugares como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador, entre outros.

OS – E o que a Anel vai fazer com relação a essa campanha?
Vamos ampliar essa mobilização. Nesta semana, as escolas e universidades voltam às aulas, depois das férias estendidas por causa da gripe suína. Vamos lá convocar os estudantes para realizarmos grandes manifestações na próxima sexta-feira, dia 21, a fim de fortalecer a onda de atos que deve ocorrer no dia 22.

A nossa presença nos atos, porém, não vai ser só para exigir “ética na política”, mas para denunciar o governo e as relações que ele trava com essa direita corrupta e oligarca. Vai ser também para denunciar o próprio caráter corrupto e antidemocrático do Senado, um lugar que só serve para abrigar os maiores representantes da elite.
Post author
Publication Date