Ao se completarem 35 anos da Revolução dos Cravos em Portugal, a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema, convidou Valério Arcary, historiador professor do Cefet-SP e dirigente do PSTU para realizar uma conferência. O evento acontece na próxima terça-feira, dia 28, em Guararema (SP), a partir das 19h30.

A ENFF é uma instituição de ensino criada pelo Movimento dos Sem-Terra (MST) em 2005. O principal objetivo da escola é a formação nas áreas humanas e das Ciências Sociais.

Valério Arcary viveu a revolução portuguesa de 25 de abril de 1974. Entre os anos de 1966 e 1978, ele morou em Portugal e na França, anos de grande efervescência política.

“O que existiu de extraordinário na revolução dos cravos não foi o colapso da ditadura na madrugada do 25 de Abril, embora tenha sido espetacular, mas a entrada em cena de milhões de pessoas, em sua maioria trabalhadores e jovens, como protagonistas do ato revolucionário na sua seqüência”, conta em artigo autobiográfico escrito em 2004.

A ENFF fica na Rua Poá, 1.140, no bairro Parateí, Guararema (SP).

  • Baixe o artigo 25 de abril, o encontro da revolução com a História. Quando o futuro era agora, de Valério Arcary (.pdf)