Valério Arcary falou para cerca de 150 pessoas
Aline Costa

Dentro da programação do Fórum Social Mundial 2010, em Porto Alegre, o dirigente do PSTU e historiador, Valério Arcary, falou nesta quarta-feira, 27, para cerca de 150 pessoas de vários estados, no Armazém 6 do Cais do Porto. O debate teve como tema as “Crises Econômicas e Revolução em Perspectiva Histórica”.

Valério fez uma análise histórica para entender a crise econômica atual e como esta pode ser uma oportunidade para trabalhadores derrotarem o capitalismo e construírem uma alternativa socialista.

O painelista abriu o encontro contextualizando os ciclos de crises do capitalismo ao longo da história e fazendo um paralelo entre elas. Ele enfatizou os mecanismos de solução, utilizados historicamente pelos governos para conter as crises, identificando o uso dos mesmos também na crise atual.

Valério apontou os limites da experiência histórica para intervenção e contenção de um possível descontentamento social e classificou a situação da atualidade como pré-revolucionária. Ele também reafirmou que a saída da crise e a superação do capitalismo continuam nas mãos da classe trabalhadora, sendo que, dentro desta, serão os jovens quem protagonizarão as lutas, por trazerem consigo a força da mudança e não terem medo de correr riscos.

Ao final do debate, muitos participantes fizeram intervenções e perguntas ao palestrante, que retomou alguns pontos do tema do painel e, por fim, fez críticas a direção do FSM. “Estamos muito longe do que seria um Fórum independente do governo. A principal atividade deste Fórum é promover um palco eleitoral para os candidatos do Presidente Lula”, declarou.

LEIA TAMBÉM:

  • Economia: perspectivas de uma crise longe do fim