João Zinclair foi sepultado nesse dia 21 em Campinas e recebeu homenagens de organizações de esquerda e militantes dos movimentos sociais da cidade e amigos que ele fez durante suas viagens fotografando as lutas do povo brasileiroHoje é um dia triste para todos nós, aqueles e aquelas que de alguma forma conheceram e se relacionaram com o companheiro João Zinclar, e para a classe trabalhadora brasileira. Vitima de uma fatalidade, um acidente que envolveu o ônibus no qual que ele viajava na BR 101, João perdeu a vida. E nós perdemos um amigo, uma pessoas amorosa, fraterna, um ser humano como poucos. A classe trabalhadora e a luta pelo socialismo perdeu um militante aguerrido que dedicou sua vida à causa da transformação dessa sociedade, a combater a barbárie capitalista e a defender um mundo igualitário, libertário, socialista.

Operário metalúrgico, João Zinclar fez muitas coisas na vida. Militante socialista, foi diretor do sindicato dos metalúrgicos de Campinas, depois se dedicou à arte da fotografia e fez dessa arte uma forma de luta em defesa das causas dos operários e do meio ambiente. Tudo com a seriedade, a garra, mas também com muita sensibilidade, beirando a poesia que lhe era peculiar. A luta contra a transposição do rio São Francisco tem um trabalho feito pelo João – um livro de fotografias – uma de suas armas mais importantes. Trata-se de uma denúncia das mais poderosas contra desplante que é este projeto de transposição.

Além dos familiares, João deixa muitos amigos, mais que amigos, deixa companheiros e companheiras de luta que o admiravam e respeitavam em todos os lados deste país, em todos os movimentos, em todas as correntes políticas. Estamos tristes, perdemos um pedaço de nós, um pedaço bem bonito que todos nós tínhamos.

Manifestamos a nossa solidariedade a sua filha, Victória; a Silvia, mãe de Victória e amiga de sempre do João; e a todos os seus familiares.

Nós aqui, vamos continuar João, a luta que até agora travamos juntos. É a melhor homenagem que podemos fazer a você.

João Zinclar: Presente!
Até o socialismo: sempre!

São Paulo, 19/01/2013

*Pela Direção Nacional do PSTU e em nome de todos os amigos e amigas que João conquistou entre os nossos militantes