A recente luta dos trabalhadores da GM de São José dos Campos contra os ataques da multinacional desmascara a chamada grande imprensa. Desde que a montadora apresentou sua proposta de 600 novas contratações em troca da flexibilização de direitos e do rebaixamento dos salários, a mídia faz uma campanha descarada a favor da multinacional.

Como os metalúrgicos disseram não aos ataques, a imprensa burguesa voltou suas armas contra os trabalhadores. Jornal, rádio e televisão fazem uma verdadeira campanha de desmoralização dos metalúrgicos e do sindicato. Culpam os trabalhadores pela chantagem da empresa de não gerar os 600 empregos na cidade.

Quando, por exemplo, a GM mandou 980 funcionários para a rua em 2006, a imprensa não esboçou a mesma indignação de agora. Fala nos direitos dos trabalhadores como “privilégios” e pinta a multinacional como a vítima da história. Os trabalhadores que lutam são taxados de “vilões” e “privilegiados”.

Cai por terra, assim, o mito da imprensa imparcial, comprometida com a verdade. A imprensa burguesa está comprometida com os interesses das classes dominantes. Para isso, não se importa em mentir e caluniar. Os metalúrgicos estão sentindo isso na pele. Com o apoio massivo da mídia, a multinacional joga as próprias famílias e os amigos dos trabalhadores contra eles.

A imprensa burguesa se sustenta através dos anúncios das grandes empresas e dos privilégios dos governos. Por isso, vai defender os interesses desses setores. Como disse o revolucionário italiano Antonio Gramsci, os operários deveriam recordar “sempre, sempre e sempre, que a imprensa burguesa (qualquer que seja sua coloração) é uma ferramenta de luta movida por idéias e interesses que contrastam com os seus. Tudo o que se publica é constantemente influenciado por uma única idéia – servir à classe dominante –, o que se traduz indiscutivelmente em um fato: combater a classe trabalhadora”.

É necessário, portanto, fortalecer uma imprensa comprometida com a luta dos trabalhadores. Que assuma um lado e diga a verdade para nossa classe, fazendo a disputa ideológica contra a burguesia e seus representantes. Este é o objetivo do Opinião Socialista.

Post author
Publication Date