A campanha eleitoral em São José dos Campos foi de fato um evento da classe trabalhadora em nível nacional. Os apoiadores, a maioria ativistas da Conlutas e militantes e simpatizantes do PSTU, entenderam isso e saíram de todas as regiões do país rumo a São Paulo. Deixaram suas casas e famílias, deixaram de descansar nas férias. Dividiram uma casa com dezenas de outras pessoas, dormiram em colchonetes e não tiveram hora certa para comer.

Rodrigo Pimentel, jornalista de Passo Fundo, interior do Rio Grande do Sul, passou um mês ajudando na campanha. Ele fez de tudo: da limpeza da sede até as discussões com os metalúrgicos na porta da fábrica, passando pelo trabalho de imprensa e a ocupação da Inox.

“Eu fiz aqui o que se faz durante toda uma vida de militância e isso fica ainda mais importante porque é por um sindicato que é modelo para todo o país do que é correto e do que deveria ser normal”, disse. Ele falou da saudade da esposa e do filho que deixou no Sul: “a saudade aperta, dói, mas não adianta eu cuidar só do meu filho no presente, se eu deixar de pensar no futuro de todas as crianças, em todos os trabalhadores e nos filhos deles também”.

A estudante Vânia Inocêncio veio de Curitiba (PR). Ela estava impressionada com a força da Conlutas à frente dos metalúrgicos da cidade. Perguntada sobre o que aprendeu, Vânia falou que pôde ver “na prática o que é a aliança entre os trabalhadores e a juventude”, referindo-se ao grande número de estudantes que estiveram na campanha.

“Agora eu quero usar essa experiência e tudo o que aprendi aqui para ajudar a construir uma alternativa como esta para os estudantes”, disse.
Cipriano Silva, operário da Bahia, passou mais de duas semanas em São José dos Campos. “Aqui foi um aprendizado e quero levar este modelo de luta para o meu estado”, afirmou.

“Sem esse apoio, seria muito difícil. Fico muito feliz em saber que companheiros de vários estados entenderam o chamado e vieram aqui dar esse apoio pra gente”, disse Vivaldo, emocionado, agradecendo aos camaradas.
Post author
Publication Date