A ideia que o povo tem dos políticos é a de safados e corruptos que querem apenas assaltar os cofres públicos. Não se trata de preconceito, mas de uma longa experiência com a democracia burguesa e seus partidos. A crise atual do Senado é mais uma demonstração disso. Sarney faz o que faz e segue presidindo a instituição, não só porque o governo o sustenta, mas porque a maioria absoluta dos senadores é tão corrupta quanto ele.

No entanto, é errado negar a luta política por conta desses exemplos. É preciso rejeitar a política burguesa e seus partidos e construir outro tipo de luta política, ligada às mobilizações dos trabalhadores, sem envolvimento com a corrupção. É importante ter parlamentares que sejam distintos deste tipo de políticos burgueses.

O PSTU, como todos sabem, privilegia a luta direta dos trabalhadores e não as eleições. Mas também participa das eleições e busca eleger parlamentares revolucionários que possam ocupar um espaço na democracia burguesa, utilizando o mandato para fortalecer a luta direta dos trabalhadores, divulgar o programa socialista e denunciar a própria democracia burguesa e o parlamento.
É possível ter outro tipo de parlamentar?

Este tipo de parlamentar é oposto aos que existem por aí. Para começar, ainda como candidatos, assinam um protocolo, se comprometendo com os critérios definidos pela III Internacional para os parlamentares, que são os seguintes:

O mandato que porventura vier a ser conquistado é do partido e não do candidato. Foi obtido em base à política definida pelo partido e pela atividade concreta da militância e não só do candidato.

O parlamentar eleito terá seu mandato completamente centralizado pelo partido. Como figura pública, deverá ter mais deveres e não direitos a mais.

Todos os rendimentos recebidos pelo parlamentar não pertencem a ele, mas ao partido. Ele receberá um salário definido pelo partido, semelhante ao que recebia antes como trabalhador. Assim, não terá ascensão social individual, como ocorre com todos os outros parlamentares.

Trata-se de um parlamentar que não vai “se arrumar”, ganhar dinheiro e mudar de vida.

Post author
Publication Date