1975
Ditadura militar encomenda um estudo sobre o potencial hidrelétrico da Bacia do Rio Xingu. Em 1980 o governo militar planeja a criação de sete barramentos, que atingiriam sete mil índios, além dos grupos isolados da região.

1988
Kaiapós se reúnem para discutir as barragens projetadas para o Rio Xingu.

1989
Realizado o 1º Encontro dos Povos Indígenas do Xingu em Altamira (PA) para protestar contra a construção do Complexo Hidrelétrico do Xingu. O encontro acaba ganhando notoriedade nacional e estrangeira. O cantor inglês Sting participa da atividade. Na ocasião, a índia Tuíra levanta-se da platéia e encosta seu facão no rosto de um diretor de uma estatal num gesto de advertência, expressando sua indignação.

2000
O governo Fernando Henrique tenta emplacar a construção da Usina de Belo Monte através do projeto Avança Brasil.

2008
Novo encontro reúne milhares de índios em Altamira. A situação é tensa, pois o governo Lula já tinha deixado sua intenção de construir a hidrelétrica de qualquer maneira. Um engenheiro da Eletrobrás foi cercado por índios e foi ferido no braço com um golpe de facão.

2010
Lula consegue obter a liberação ambiental do IBAMA para a construção de Belo Monte. Na opinião de muitos especialistas, a licença significa a implosão do sistema de licenciamento ambiental brasileiro.
Post author
Publication Date