De 11 a 15 de novembro, no Rio de Janeiro, ocorreu o Congresso do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (Consinasefe). Os delegados aprovaram a desfiliação da CUT e o fortalecimento da Conlutas. O Opinião SocialOpinião Socialista – Conte um pouco como foi o Congresso do Sinasefe.

William – Foi um Congresso muito representativo. Tivemos a participação de 160 delegados e cerca de 20 observadores, representando 37 seções sindicais. Fora os congressos eleitorais, que tradicionalmente são maiores, este foi o maior Congresso ordinário do Sinasefe. Além da questão da desfiliação da CUT, discutimos também a necessidade de barrar as reformas do governo Lula.

Como foi a discussão sobre a desfiliação da CUT no Congresso?

No Congresso, tivemos uma mesa para debater o assunto com a presença da diretora da CUT, Lúcia Reis, e de Cyro Garcia, representando a Conlutas. Na hora da votação, houve duas propostas divergentes. A primeira propunha a desfiliação imediata do sindicato e a outra propunha que se adiasse a discussão. Na verdade, era uma tática para inviabilizar a votação. Essa proposta partia de delegados petistas das correntes Democracia Socialista, Articulação e O Trabalho e da Corrente Sindical Classista (PCdoB). Mas, no final, cerca de 70% dos delegados decidiram pela desfiliação já.

Como o Sinasefe debateu com a base a desfiliação?

Todas as teses elaboradas para o Congresso são remetidas para a base. A partir daí, os delegados são eleitos em cima das propostas das teses. E a tese vencedora propunha claramente a imediata ruptura com a CUT.

Quais ações o sindicato aprovou para o próximo período?

Aprovou o fortalecimento da Confederação Nacional dos Servidores Federais, a luta contra a reforma Universitária, e a do ensino técnico, que o governo também quer aprovar. O Congresso aprovou ainda que parte do repasse financeiro que era feito para a CUT fosse remetido à Conlutas, para viabilizar um instrumento alternativo de luta dos trabalhadores. Com relação ao funcionamento da entidade, ratificamos a proporcionalidade qualificada da diretoria, além de discutirmos novas propostas de organização.

Como o Sinasefe vai participar do 20 Encontro Nacional da Conlutas, no FSM em Porto Alegre?

Vai ser um encontro muito importante e, com certeza, vamos ter um peso significativo lá. O Sindiscope, seção do Sinasefe no Rio de Janeiro, já elegeu 23 delegados para participarem do encontro. Ao todo, na região Sudeste, teremos 30 delegados ao Encontro Nacional.

Post author Por Diego Cruz, da redação
Publication Date