Sem dúvida alguma, o Encontro Nacional contra as Reforma marca um novo momento do processo de reorganização dos trabalhadores brasileiros. Dentre as organizações que estavam presentes, se destacou o MST, representado por Gilmar Mauro. A perspectiva de realizar uma luta unitária com movimento empolgou todos as seis mil pessoas que estavam no ginásio. Algo que ficou bastante evidente quando todos cantaram a palavra de ordem “MST, estamos com você“.

Na mesma perspectiva da unidade, foi também muito importante a presença dos companheiros da CSC.

Em primeiro lugar queremos saudar os companheiros por sua presença no evento, cujo caráter é organizar a luta contra as reformas do governo Lula. Saudar, em particular, a disposição do MST de realizar, junto com a Conlutas e a Intersindical, uma jornada de lutas contra as reformas na semana dos dias 21 a 25 de maio.

O MST conquistou enorme respeito dos ativistas por ocupar terras em defesa da reforma agrária. Entretanto, depois que Lula assumiu em 2002, o movimento vem perdendo parte de seu capital político em função do apoio ao governo.

Essa posição trouxe confusão e dispersão no interior dos movimentos sociais. Hoje não há como negar que Lula se tornou não só o principal inimigo na reforma agrária e o grande defensor do agronegócio, como também pretende destruir direitos históricos dos trabalhadores. Lula não foi à esquerda como desejava o MST e a CSC. Ao contrário, foi mais à direita, enviando tropas brasileiras para o Haiti, garantindo os maiores lucros da história para os bancos, recebendo Bush com tapete vermelho e, agora, chamando usineiro de “herói”.

O Encontro do último dia 25 coloca a perspectiva da evolução das lutas no país. Lutas que têm endereço certo: o Palácio do Planalto. Não há como lutar contra as reformas neoliberais sem enfrentar o governo.

Por isso, além de saudar a presença do MST e da CSC no Encontro, queremos chamar estes companheiros a romper com o governo Lula para avançarmos de forma conseqüente na luta concreta.

Post author Da redação
Publication Date