Congresso Nacional da Conlutas acontece em julho e a Coordenação Nacional da entidade estabeleceu critérios eleição de delegados e de convidados com base no debate sobre democracia e unidade…

Ao contrário do que ocorre atualmente na CUT e na recém-fundada CTB (central sindical fundada a toque de caixa pelo PCdoB), o 1º Congresso da Conlutas deve retomar a democracia e o debate de opiniões e projetos diferentes. Com delegados eleitos na base das categorias, oposições e movimentos sociais, o congresso de julho deve avançar na construção de uma alternativa de luta, assim como ocorreu no Conat, o Congresso Nacional dos Trabalhadores realizado em 2006 e que fundou oficialmente a Conlutas.

Para combater a burocratização da entidade, o congresso debaterá, também, o sistema de direção no sentido de aplicar a máxima democracia e garantir a representação da base, bem como seu controle sobre os dirigentes democraticamente eleitos. Fazendo-se um balanço histórico da CUT, essa discussão assume uma importância ainda maior, pois o processo de burocratização atingiu a maioria dos sindicatos do Brasil, mesmo alguns dirigidos pela própria esquerda socialista.

Cada entidade ou movimento pôde escrever sua tese ao congresso. O prazo de entrega foi o dia 29 de fevereiro, data em que iniciou a reunião nacional da Conlutas. Agora, a Coordenação vai reproduzir as teses e distribuí-las junto à base das organizações. O Congresso ocorre de 3 a 6 de julho na cidade mineira de Betim.

Post author
Publication Date