A equipe de organização e apoio do Encontro Latino-Americano e Caribenho de Trabalhadores já está trabalhando a todo vapor para que tudo corra bem no evento. Segundo os organizadores, cerca de 500 pessoas são esperadas em Betim (MG) nos dias 7 e 8 de julho.

Estão inscritos delegados e observadores de 21 países. O Brasil terá a maior delegação, com cerca de 320 participantes. Várias delegações já chegaram e acompanham, neste momento, o final do primeiro Congresso da Conlutas.

Os países inscritos são Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, Haiti, Irlanda, México, Paraguai, Peru, Portugal, Rússia, Suécia, Uruguai, Venezuela, Estados Unidos e Brasil.

A abertura será às 9h do dia 7, com saudações de todas as entidades presentes, delegadas ou convidadas. Ainda haverá uma reunião entre os organizadores para definir a programação final, mas provavelmente haverá uma mesa de debate sobre conjuntura latino-americana ao final do primeiro dia.
O encontro terá, ainda, painéis, grupos de discussão e plenária. Inicialmente, a Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) do Brasil, a Central Operária Boliviana (COB) boliviana, a Tendência Classista e Combativa (TCC) uruguaia e a Batay Ouvryie haitiana convocavam o encontro. Ao longo da construção do Elac, incorporaram-se a Corrente, Classista, Unitária, Revolucionária e Autônoma (CCURA) da Venezuela e a Mesa Coordenadora Sindical do Paraguai (MeCosi), mostrando que há espaço ara construir uma unidade internacional entre os trabalhadores.