Equipe técnica ajusta sistema de iluminação e som
Kit Gaion

Avançam os preparativos para o início do I Congresso da Conlutas, que ocorrerá em poucas horas. A abertura do Congresso ocorre na manhã desse dia 3, em Betim (MG). Nesse dia 2, a organização trabalhou para deixar tudo pronto para a chegada das centenas de caravanas de todo o país. São 770 delegações que parte de todas as regiões. Grande parte delas ainda está na estrada, rumo à cidade mineira.

No ginásio Divino Braga, local do congresso, cerca de duas mil cadeiras estão enfileiradas em todo o piso. O ginásio, o segundo maior do estado e um dos maiores do país, com capacidade para 6 mil pessoas, conta ainda com uma ampla arquibancada. Telão, sistema de som, iluminação. Hoje o dia foi dedicado a acertar os últimos detalhes desse que será o maior congresso de trabalhadores dos últimos anos.

Foram inscritos já 3.900 delegados, representando 207 sindicatos, 217 oposições e minorias sindicais, 150 entidades estudantis e 70 movimentos populares. Ainda há inscrições pendentes. Cerca de 4 mil delegados e observadores devem participar do evento.

A abertura está programada para às 9h30 da manhã. Logo após ocorre a aprovação do regimento interno. O credenciamento ocorre o dia todo. Amanhã também ocorre também a apresentação das teses inscritas ao Congresso.