Foto:NINJA

Abaixo a repressão!

Na madrugada desse dia 17, por volta das 5h da manhã, a Polícia Militar desocupou violentamente a reitoria da UNESP, em São Paulo. A reitoria estava ocupada desde o dia anterior por centenas de estudantes em greve, que reivindicam melhores condições de estudo, políticas de permanência estudantil, cotas raciais e mais democracia na universidade.

Os estudantes da UNESP estão em greve há mais de três meses, enfrentando a truculência da reitoria e do governo estadual de Geraldo Alckmin (PSDB), que não abriram nenhum canal de diálogo com os representantes do movimento estudantil.

O governo estadual do PSDB demonstra, mais uma vez, que não vai poupar esforços para criminalizar os movimentos sociais que resistem ao seu projeto elitista e privatista de educação.

A ação da Polícia Militar está totalmente fora dos padrões legais, pois nem o mandado de reintegração de posse foi lido aos manifestantes antes da desocupação. No momento, mais de setenta estudantes estão detidos na 2ª Delegacia de Polícia, no Bom Retiro.

A juventude tomou as ruas do país no mês de junho e, agora, assim como nossos companheiros (as) da UNESP, vai ocupar as universidades em defesa da educação pública de qualidade. A luta dos estudantes da UNESP é de todos nós!

A ANEL se solidariza incondicionalmente com os estudantes da UNESP e convoca o conjunto das entidades estudantis, dos sindicatos e dos movimentos populares a fazerem o mesmo. Já estamos, junto com a CSP-Conlutas disponibilizando todo apoio jurídico e político aos manifestantes. Não vamos permitir esse abuso de poder. Abaixo a repressão… Lutar é um direito!

Educação não é caso de Polícia!

Liberdade imediata aos presos políticos da UNESP!

Desmilitarização da PM já! Fim da Tropa de Choque!

Fora Alckmin!

Visite o blog da ANEL SP