Redação

Os títulos eram variados. Tinha livros de romance, ficção, literatura infantil, biografias, pedagógicos, políticos, gibis e até dicionários. A Feira de Livros organizada pelo PSTU e o Quilombo Raça e Classe no bairro Imperial, zona sul de São José dos Campos, chamou a atenção de moradores da região no último sábado, dia 17.

Ao longo da tarde, dezenas de moradores das redondezas passaram pela feira montada em barracas na rua Felisbina de Souza Machado, n° 112. Vários adultos, jovens e crianças passaram pelo local para conhecer e aprovaram a ideia.

Era possível comprar, trocar ou emprestar os títulos existentes. Contudo, o ponto alto da feira foi a troca de livros.

Os livros eram usados, mas em bom estado de conservação. Os preços por R$ 5, um valor acessível chamou a atenção de muitos, mas a maioria trazia livros de casa para trocar. Teve quem levou até dez livros para troca”, contou Raquel de Paula, militante do PSTU e do Quilombo Raça e Classe.

Distribuímos cartazes e convites nos dias anteriores na feira, casas e comércios da região para buscar fazer uma boa divulgação”, disse. “É uma iniciativa modesta, mas diante da falta de opções de lazer e cultura na periferia, a feira de livros foi muito bem recebida, mostrando que basta ter alternativa que a população participa. Esperamos que essa seja a primeira de várias outras feiras”, disse.

PSTU Vale