Teve início nesta sexta-feira às 14h, no ginásio Araújo Viana, o Tribunal Popular Internacional da Dívida Externa. Compareceram ao evento organizado pelo Jubileu Sul – Brasil cerca de 2.500 pessoas. A solenidade de abertura teve início às 14h com a apresentação de músicas típicas dos povos latino-americanos e uma performace teatral que representou a luta pelo não pagamento da dívida externa.

Plínio de Arruda Sampaio, do Correio da Cidadania, fez a abertura oficial do trabalhos convidando para compor a mesa personalidades da luta contra a dívida externa vindas dos cinco continentes que encenaram os papéis de juízes, promotores da acusação, jurados e testemunhas. O Tribunal terá continuidade em mais duas seções que ocorrerão na manhã e na tarde deste sábado.

Um dos pontos altos da solenidade de abertura foi quando representantes da África do Sul subiram ao palco para entoar canticos e palavras de ordem ao som de um tambor. No final de sua performace, levantaram o Araújo Viana com a o grito em espanhol: “El pueblo unido jamas será vencido!”