Três chapas disputam as eleições para a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, que acontecem nos dias 11 e 12 de março. A Chapa 1, da Conlutas e que representa a atual direção; a 2, ligada à CUT; e a 3, da Força Sindical.

Apenas dois projetos, porém, estão em jogo. Num momento de crise, tais concepções mostram dois caminhos opostos. A política da atual direção da entidade, de luta intransigente em defesa dos empregos e dos direitos e, de outro lado, a política da CUT e da Força Sindical, de aceitar a redução salarial e a flexibilização sob o falso argumento de manutenção dos empregos.

O atual presidente da Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva, chegou a negociar com a Fiesp a redução dos salários, sendo obrigado a recuar depois. Já a CUT, se na imprensa faz discurso contra os empresários que demitem, omite a responsabilidade do governo Lula e, na base das categorias, defende as flexibilizações.

A chapa da Conlutas, por outro lado, mantém-se coerente na luta pelos empregos e direitos. Em 2008, a atual direção esteve à frente na luta contra o banco de horas, que a CUT defendia. Este ano, impulsiona uma forte campanha contra as demissões e os ataques aos direitos.

Campanha
Na região, a campanha da Chapa 1 se alia à luta contra o desemprego. A movimentação tem sido intensa, pois a vitória significa a manutenção de um importante apoio às lutas, que ultrapassa a importância da cidade e da categoria. A vitória da Chapa 1 é, sem exageros, a vitória da classe trabalhadora no país.

Mas isso não garante a eleição. As chapas da CUT e da Força Sindical contam com amplos recursos, já que estão aliadas a empresários e governos. Já a chapa da Conlutas conta com militantes e ativistas. “Precisamos vencer as eleições para que este sindicato continue sendo referência de luta e na reorganização dos trabalhadores, mas para isso precisamos da ajuda de muitos companheiros. Só assim derrotaremos a CUT e a Força Sindical”, diz Vivaldo Moreira, candidato a presidente pela Chapa 1.

Post author
Publication Date