É necessário lutar pelo congelamento dos preços e pelo gatilho salarialOs trabalhadores que se mobilizaram neste primeiro semestre mostraram o caminho da luta contra a inflação. É necessário agora unificar e fortalecer as campanhas salariais, mobilizando as categorias por reajustes que superem a inflação e recuperem o poder de compra dos trabalhadores.

O governo e seus ideólogos afirmam que reajustes salariais provocam inflação. Em parte, é verdade. Provoca inflação porque os empresários repassam os gastos da folha de pagamento para os preços dos produtos e serviços que vendem. Não só não perdem, como lucram ainda mais. Cada aumento no salário é anulado pelo repasse nos preços.

É necessário, por isso, lutar pelo congelamento dos preços e pelo gatilho salarial. Isso é, pelo reajuste automático dos salários de acordo com a inflação. É importante também a luta por uma verdadeira valorização do salário mínimo.
No segundo semestre, importantes categorias da classe trabalhadora entram em campanha salarial. Bancários, petroleiros e metalúrgicos vão à luta por salários. É necessário coordenar essas lutas e dar uma resposta dos trabalhadores para a inflação. Esta será uma das principais propostas que o I Congresso da Conlutas irá discutir.

Post author
Publication Date