Em 2008, operários fizeram uma dura greve, de mais de 30 diasOs trabalhadores da Revap (Refinaria Henrique Lage), em São José dos Campos, aderiram à paralisação nacional da categoria por PLR, melhores condições de trabalho, pagamento do extra-turno feriado, manutenção dos empregos nas empresas terceirizadas e a implantação na empresa do auxílio maternidade de 180 dias. A Frente Nacional dos Petroleiros (FNP) também está organizando a luta nas suas outras bases.

A greve começou na rendição de turno da zero hora desta segunda-feira em busca de um canal de negociação eficiente com a empresa. A multinacional de economia mista tem incessantemente ignorado as reivindicações da categoria sobre negociação dos termos para o pagamento da PLR de 2008, ano em que a empresa bateu recorde de produção, de lucro e ainda encheu a mão com a grana pública do BNDES.

Só a luta e a mobilização dos companheiros podem forçar a empresa a abrir um canal de negociação e abandonar a postura intransigente, visando apenas garantir os lucros milionários dos acionistas. 40% dos companheiros da Revap já estão de braços cruzados.

A princípio, a greve deve durar cinco dias, mas a continuidade ou não do movimento será deliberado pelos trabalhadores e depende da resposta que aguardamos da empresa. Vale dizer que a nossa mobilização pode aumentar com a adesão dos trabalhadores dos outros turnos que vão somar com os companheiros já em greve para fortalecer o movimento no decorrer da semana.

É a hora de a categoria dar um exemplo de mobilização e união e pressionar a direção da empresa a atender as nossas reivindicações.

FNP e Sindipetro/SJC na luta pelos direitos da categoria!

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Destilação e Refinação de Petróleo