Neste momento trabalhadores fazem passeata rumo ao Jardim PaulistaOs metalúrgicos do 1º turno da Embraer, unidade da Faria Lima, em São José dos Campos, aprovaram, na manhã desta quinta-feira, dia 22, a realização de uma greve por 24 horas. Neste momento, os trabalhadores estão em passeata, na avenida dos Astronautas, rumo a Praça da Igreja São Judas Tadeu, no Jardim Paulista. Cerca de três mil trabalhadores participam da manifestação.

A paralisação é em razão de impasse na Campanha Salarial. A empresa se nega a iniciar negociações imediatas com o Sindicato e antecipar a data-base de novembro para setembro, a exemplo do que já ocorre em toda a categoria.

Na última segunda-feira, os trabalhadores votaram estado de greve e deram prazo de 48h para a empresa responder às reivindicações, votadas por unanimidade nas assembleias.

Na pauta de reivindicações da categoria também estão incluídas redução da jornada, negociação de PLR direta com o Sindicato, melhores condições de saúde e segurança para os trabalhadores e que a Embraer pare de desviar os ônibus dos funcionários nos dias de assembleia.

Atualmente, as negociações do setor aeronáutico são feitas entre a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e o Sindicato dos Metalúrgicos. A Embraer é a maior empresa do setor e, somente em São José dos Campos, possui cerca de 12 mil funcionários.

Mais notícias serão publicadas ainda durante a manhã de hoje.

  • Veja também o blog Embraer na Luta