Os servidores da educação em todo o País também estão elegendo seus delegados ao Conat. Aliadas às campanhas salariais, as assembléias para a eleição de delegados surpreendem pela grande participação da base.

Apeoesp
Em 15 assembléias realizadas no Estado de São Paulo, a oposição à diretoria da Apeoesp reuniu 524 professores para discutir as propostas a serem levadas ao Conat. As assembléias elegeram 175 delegados. Na de São Paulo, que reuniu 225 professores da capital, Mogi das Cruzes e ABC, formaram-se sete chapas para delegados, eleitos obedecendo o critério da proporcionalidade.

Rio pode eleger 96 delegados
Em meio à luta dos servidores estaduais que já totaliza mais de 100 mil grevistas, os profissionais de educação do Estado se preparam para o Conat. Companheiros de vários municípios já realizaram assembléias onde foram eleitos 46 delegados, restando ainda cerca de 50 que serão escolhidos nos próximos dias. Os profissionais de educação da rede de Ciência e Tecnologia já elegeram os 17 delegados a que têm direito, mesmo número de delegados eleitos pelos companheiros da UERJ.

Minas Gerais
Em Minas, a Oposição Muda SindUTE (sindicato dos professores estaduais) realizou um seminário nos dias 10 e 2 de abril, no qual foram definidos a participação na Conlutas e um plano de eleger 50 delegados ao Conat.
O Sindirede, desmembramento do sindicato de professores estaduais de Belo Horizonte, aprovou em seu congresso de fundação sua participação no Conat, elegendo 29 delegados. No geral, os delegados da educação no Estado serão cerca de 10% do total de delegados de Minas, que deve se aproximar de 900.

Santa Catarina
No dia 22 de março, foram eleitos no Estado cerca de 80 delegados em 12 assembléias regionais realizadas pelo Sinte (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Estadual de Santa Catarina). No dia 30, em uma assembléia estadual com a presença de 3.500 professores, foi completada a lista dos representantes, sendo eleitos mais de 120 delegados ao Conat.
Post author Da redação
Publication Date