A Associação dos Funcionários do Hospital Municipal Mario Gatti, em Campinas (SP), está promovendo um debate sobre “Assédio Sexual e Assédio Moral“, com a presença da jornalista Cecília Toledo e da advogada Fabiana Costa, pesquisadoras do Instituto Latino-Americano de Estudos Sócio-Econômicos (ILAESE), no dia 22 de outubro, sexta-feira, às 14h, no Anfiteatro do Ambulatório do Hospital.

O objetivo é fazer com que os trabalhadores e trabalhadoras do hospital possam identificar, no seu cotidiano, situações de opressão e encaminhar denúncias.

Além das opressões a que estão submetidas todas as mulheres trabalhadoras – dupla jornada, baixos salários, falta de creches e educação de qualidade para seus filhos, falta de atendimento médico adequado, violência e perdas dos direitos através das reformas –
as funcionárias da área de saúde sofrem pela desvalorização do seu trabalho, péssimas condições para exercê-lo, mal atendimento para as portadores de LER/DORT etc.

A situação das mulheres negras e GLBT é pior. A opressão é mais perversa devido à tradicional impunidade ao assédio moral e assédio sexual cotidiano que estas mulheres enfrentam.