Leia a nota da Conlutas“Mais uma vez os trabalhadores e os povos indígenas da Bolívia ocupam as ruas de La Paz numa nova jornada de mobilizações em defesa da nacionalização do gás, em defesa da unidade territorial do país, e contra o governo entreguista de Carlos Mesa. A luta contra a privatização do gás já havia levado à derrubada do presidente anterior e, no entanto, o governo atual segue dando continuidade às mesmas políticas entreguistas que beneficiam multinacionais em detrimento dos interesses do povo da Bolívia.

A luta contra a entrega do gás boliviano às multinacionais é a mesma luta que travamos aqui no Brasil contra as licitações promovidas pelo governo Lula que está entregando as reservas de petróleo do nosso país para o controle de multinacionais.

E, ironicamente, a exigência de nacionalização do gás, feita pelo povo boliviano, enfrenta-se diretamente com os interesses da Petrobrás, que se apropriou da maior parte das reservas de gás daquele país e é hoje a maior multinacional em operação dentro da Bolívia. Da mesma forma, é grande também a presença de capital brasileiro entre os grandes produtores de soja na região de Santa Cruz de La Sierra, que hoje pressiona por autonomia, ameaçando com a divisão do território boliviano.

Nesta luta os trabalhadores brasileiros, e de toda a América Latina, tem lado: o lado dos trabalhadores e povos indígenas da Bolívia. Somamos-nos, portanto, à sua exigência de nacionalização do gás, com o cancelamento inclusive das concessões e contratos feitos com a Petrobrás, à defesa da unidade territorial da Bolívia e contra o governo entreguista de Carlos Mesa.“

Brasília, 31 de maio de 2005.

Coordenação Nacional de Lutas

Post author
Publication Date