Estudantes obtiveram uma das maiores vitórias recentes do movimentoApós oito dias de ocupação da reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), dezenas de estudantes coordenados pelo DCE, casas de estudantes e pela Conlute, obtiveram uma das maiores vitórias recentes do ME na universidade. Além de denunciarem a contra-reforma universitária do governo Lula, era reivindicado: conclusão da moradia estudantil no campus, iniciada em janeiro de 2006, mas sem previsão de término; revogação imediata da resolução 66/2006 (Consad), que instituía cobranças de taxas para ocupação de espaços no campus; e melhor atendimento no Restaurante Universitário, onde são enfrentadas longas filas e há um número insuficiente de bolsas para alunos carentes.

A administração superior não teve capacidade de negociar com os estudantes e pediu reintegração de posse, mas o tiro saiu pela culatra. O juiz negou a reintegração e, alternativamente, marcou uma audiência de conciliação, que aconteceu às 15h desta quarta-feira, dia 13 de junho.

Ao final acordou-se, entre outros pontos, revogação imediata da resolução 66/Consad e constituição de uma comissão paritária entre os segmentos para propor nova resolução relativa ao uso de espaços; entrega da casa dos estudantes no próximo mês de outubro; expansão do espaço do RU e providências no sentido de contratar mais funcionários para melhorar o atendimento, no prazo de 60 dias; aumento do número de bolsas (gratuidade) para alunos carentes; disponibilização, na página da UFMA, das informações atualizadas relativas às receitas e despesas da universidade e não-criminalização das lideranças estudantis.

Como podemos perceber, algumas conquistas dos estudantes também são reivindicações históricas dos docentes, que já tinham apresentado essas demandas à administração superior através da Apruma, sindicato dos professores da universidade e seção do Andes/SN. A diretoria da Apruma apoiou os estudantes desde o início e, a convite dos mesmos, também esteve na audiência de conciliação na Justiça Federal.

Nesta quinta-feira, dia 14 de junho, a partir das 15h, os estudantes farão assembléia geral para deliberar, oficialmente, sobre os resultados da audiência, mas a avaliação predominante entre as lideranças é que o ato político foi amplamente vitorioso.

LEIA TAMBÉM:

  • UFMA: Reitoria ocupada!
  • Vídeo da ocupação da UFMA