Foto Agência Brasil
Redação

Vamos parar o Brasil para derrubar de vez esse governo e as reformas

Na noite desta segunda-feira, 26, finalmente Michel Temer (PMDB) foi denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A denúncia que chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) acusa Temer de corrupção passiva e foi realizada a partir da delação de Joesley Batista, dono da J&F e da JBS.

Em parecer enviado anteriormente ao STF no qual defendia a continuidade da prisão do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures, o “homem da mala”, Janot já havia declarado que não havia dúvidas de que Temer cometeu “crime de corrupção”. Para Janot, a mala recheada de dinheiro era propina para Temer.

Temer foi ainda flagrado em conversa com Joesley no qual dá seu aval para a compra do silêncio de Eduardo Cunha e silencia diante da revelação de que o dono da JBS corrompe procurador e juízes. A denúncia, que está agora nas mãos do ministro Edson Fachin, precisa ir à Câmara que vota a permissão ou não para o processo seguir no STF. Pelo menos 342 dos 513 deputados precisam votar a favor do processo contra Temer.

Este, porém, é a primeira denúncia formalizada por Janot contra Temer. O procurador deve ainda apresentar nos próximos dias denúncia por obstrução de justiça e participação em organização criminosa.

A hora é agora! Vamos parar o Brasil dia 30
A denúncia de Temer por corrupção é mais um capítulo dessa crise política e enfraquece ainda mais o governo Temer, um governo que acumula rejeição histórica conforme mostrou o Datafolha do último domingo (aprovação de apenas 7%). Mas não se pode depositar nenhuma confiança nesse Congresso igualmente corrupto ou no STF. Neste momento, Temer está adiantado na compra e barganha de voto com os parlamentares corruptos em troca de sua absolvição.

Muito menos a Justiça é digna de confiança, conforme vimos no vergonhoso julgamento da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral. O ministro do STF Gilmar Mendes, o mesmo que comandou a pataquada no TSE, já afirmou em entrevista que Temer estaria sendo vítima de uma “conspiração”.

A denúncia de Janot, contudo, reforça o que todos já sabem: Temer é corrupto e seu lugar é na cadeia, não na presidência encaminhando ataques aos trabalhadores. Deve servir para reforçar ainda mais o chamado à Greve Geral do dia 30 de junho convocado pelas centrais sindicais e torna ainda mais difícil a aprovação das reformas. A provável absolvição pelo Congresso, por sua vez, deve desmoraliza ainda mais esse Casa de corruptos e bandidos.

Na próxima sexta-feira, vamos parar o Brasil! Em todo o país, trabalhadores estão aprovando a participação na Greve Geral. Vamos parar nos locais de trabalho, escolas e universidades, e ir às ruas para botar abaixo as reformas de Temer, esse governo e esse Congresso de corruptos. Não podemos aceitar nenhuma negociação por parte das cúpulas das centrais com esse governo. A crise do governo mostra que não só é necessário, como é possível derrotar as reformas e esse governo.

LEIA MAIS
Trabalhadores vão parar nesta sexta-feira (30)! Confira adesão à Greve Geral

Fora Temer e todos eles! Expropriação da JBS e prisão de seus donos já!