Ato que irá marcar os 10 anos da desocupação do Pinheirinho será realizado no próximo dia 22

Nesta segunda-feira o Rio de Janeiro foi palco de importantes mobilizações em defesa dos moradores do Pinheirinho e pelo direito à moradia digna para o conjunto da classe trabalhadora.

Os movimentos sociais do estado se manifestaram na capital, Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Macaé e Volta Redonda. O ato na capital ocorreu no Largo da Carioca e reuniu aproximadamente 350 pessoas, entre elas representantes de entidades populares, sindicais e estudantis, que saíram em marcha até a Câmara Municipal carregando faixas, bandeiras e cartazes em solidariedade a comunidade atacada. Todos cantavam: “Quem luta, não tá sozinho, somos todos Pinheirinho!”.

Estiveram presentes no ato: PSTU, PSOL, PCB, CSP Conlutas, Unidos pra Lutar, Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Sindipetro, Sindscope, Sepe, Asduerj, Fist, MTD pela Base, Frente Nacional dos Torcedores (FNT), Democracia e Luta (corrente sindical do Sindsprev), Comnute, Quilombo Raça e Classe, DCE UFRJ, DCE UERJ e Coletivo Marxista. Esteve presente também o vereador Eliomar Coelho (PSOL).

A população carioca demonstrou grande simpatia pela mobilização e sensibilidade com o tema. E não é para menos. Afinal, conhecemos a força policial contra aqueles que ousam lutar contra o governador ditador Sérgio Cabral e o playboy Eduardo Paes.

A luta pela moradia é nacional e os companheiros de Pinheirinho podem ter a certeza que não estão sozinhos nessa empreitada. Os poderosos desse país devem saber que a classe trabalhadora ainda não deu sua última palavra. Venceremos!