Exibido em cadeia nacional na TV no último dia 6, o programa do PT tentou justificar o injustificável: a piora na vida dos trabalhadores, com o aumento do desemprego e o ridículo aumento do salário mínimo.

A frase “isso é fato, isto é verdade”, repetida em inúmeras outras propagandas antes e depois do programa, é mais uma invenção de Duda Mendonça, para tentar superar a desconfiança crescente na população.

Fazendo comparações em relação ao governo FHC, o programa do PT tentou convencer que o “país mudou para melhor” apesar da “herança maldita” do governo anterior. Além disso, os erros não se resolvem “em apenas um ano, quatro meses e seis dias de governo”.

Mas os fatos e a verdade indicam que, em todos estes 492 dias, não houve um só em que o governo Lula aplicou uma política distinta de FHC. A “herança maldita” hoje, é de FHC e Lula.

É fato que FHC, depois de anos da aplicação da cartilha do FMI no Brasil, deixou o país a beira da insolvência e manteve o salários arrochados. Mas é verdade que Lula e seus aliados burgueses mantêm a mesma política econômica de arrocho salarial, utilizando inclusive a mesma mentira do “rombo” da Previdência que FHC usou por anos.

É fato que nos oito anos de governo FHC o desemprego explodiu por todo o país, mas é verdade que sob governo Lula o desemprego continua a crescer como resultado da manutenção do aprofundamento da política econômica do governo anterior.

É fato que sob FHC, os lucros dos bancos e das multinacionais subiram aos céus, mas é verdade que os mesmos banqueiros e empresários ganharam ainda mais com o governo Lula. Só nos primeiros três meses do ano o Itaú lucrou 876 milhões enquanto o Bradesco 609 milhões, 19% a mais do que no ano passado.

É fato que FHC deixou a saúde e a educação à míngua para garantir o pagamento da dívida externa. Mas é verdade que o governo Lula é responsável pelo maior superávit da história e no primeiro ano de governo pagou R$ 145 bilhões da dívida.

É fato que FHC nada fez pela reforma agrária e governou para o latifúndio. Mas é verdade também, que no governo Lula, a reforma agrária não saiu do lugar. O agronegócio, no entanto, teve um crescimento em suas exportações em mais de 21%, fazendo a alegria dos Furlans e Robertos Rodrigues da vida.

É fato que Lula recebeu a primeira vaia de sua história no ABC. É verdade que o PT e Lula, como FHC, sofrem um enorme desgaste. Que nem Duda Mendonça consegue esconder.

Post author José Maria de Almeida, Presidente Nacional do PSTU e membro da Executiva Nacional da CUT
Publication Date