Atualização diária e novas seções garantem crescimento do portal do partidoAlegria. Este foi o clima na redação com os números finais das visitas ao site no mês de março. Até o domingo, dia 27 de março, o site registrava cerca de 160 mil visitas, o que inaugurou a temporada de apostas. Quantas visitas teríamos em março? As previsões mais otimistas foram superadas e a página do PSTU completou o mês com 201.465 visitas e um recorde no dia 30, quando o site foi visitado 9.110 vezes.

Os números refletem o acerto nas mudanças feitas em fins de janeiro, quando o site voltou ao ar como um portal de notícias. A mudança na conjuntura do país, com os ataques do governo Lula, a cooptação das centrais sindicais e da UNE e o fortalecimento de alternativas de organização dos trabalhadores e estudantes não permitiam que nossa página continuasse a ser atualizada semanalmente. Com notícias diárias, a resposta da militância e dos ativistas não demorou a aparecer. A partir da cobertura do Fórum Social Mundial, a audiência tem aumentado a cada semana, refletindo a satisfação de Patrick Galba, do Rio de Janeiro, “Finalmente temos um site que responde categoricamente aos acontecimentos políticos. Parabéns!”.

Tão importante quanto o total de visitas em março é a média de visitas diárias ao site. Antes da reformulação, estava em torno de 2 mil visitas, subindo em momentos especiais, como durante as eleições ou nas marchas nacionais contra as reformas. Já em fevereiro, a média foi de 3.457 visitas e, em março, alcançou 6.498 visitas por dia. Como comparação, quando foi criado, em 2002, o portal Vermelho, do PCdoB, levou mais de um ano para passar de uma média de 1.275 para 5 mil visitas diárias. Um crescimento equivalente foi atingido pelo PSTU, em apenas dois meses.

Cada vez, mais e mais pessoas adotam o site e passam a visitá-lo regularmente, em busca de uma visão socialista sobre os principais fatos da realidade. Como escreveu Lício Romero, de João Pessoa (PB): “O site está muito bom. Sempre que me conecto à internet, tenho que acessá-lo”.

Além das notícias, outra novidade que tem despertado a atenção de quem o visita é o contador, no alto da página, que mostra quantos estão vendo o site naquele momento. Apesar de geralmente estar em torno de 60 pessoas, por vezes, todos parecem acessar ao mesmo tempo: “Eita, agora tem 207 pessoas online. Uma camarada do PSTU do Rio me escreveu um e-mail que chegou ainda agora, dizendo que, quando ela entrou, tinha 237 pessoas”, avisou um militante.

Consolidar o portal
Existem inúmeros portais de notícias, e muitos que compartilham da disputa contra-hegemônica, produzindo informação independente para quem deseja transformar a realidade. No entanto, a composição desses veículos é também uma expressão das disputas e contradições que existem na esquerda hoje. Com isso, muitos desses sites se abstêm da resistência ao projeto neoliberal do governo Lula, quando não refletem o processo de cooptação da esquerda e adotam o discurso governista e a defesa de reformas neoliberais.

O rápido crescimento do Site do PSTU demonstra o espaço que há na rede para um portal de informações que faça a oposição ao governo Lula e ao FMI. Para um site no campo dos revolucionários, que se torne referência entre ativistas e militantes. Para um portal com opinião, que não comemore a não renovação do acordo com o FMI, como se isso significasse uma mudança de rumo na economia e o fim do aperto aos trabalhadores. Um portal que esteja a serviço da construção de alternativas, como a Conlutas e a Conlute. Um endereço que seja sinônimo da luta contra as reformas de Lula e do FMI.

Os primeiros passos para isso já foram dados. Nas próximas semanas, teremos ainda mais novidades, com a criação de uma área multimídia, com vídeos e fotogalerias, e a Biblioteca Online, com os textos fundamentais do marxismo.

Participe do crescimento do portal
Nestes oito anos, a participação dos militantes e leitores foi fundamental para o avanço do site

O PSTU lançou a primeira versão de seu site em 1998. De lá para cá, foram outras quatro versões, em 1999, 2001, 2002 e agora, em janeiro de 2005. Acompanhando a evolução da internet, o partido evoluiu da simples publicação das matérias do jornal para uma atualização que busque responder aos diversos temas da realidade.
Em diversos momentos de sua trajetória, o site fortaleceu-se com a participação dos militantes e simpatizantes. Na campanha de 2002, a caixa postal do programa do Jô Soares foi tomada por mensagens por uma entrevista com Zé Maria. A corrente “Jô, chame o Zé” funcionou e o candidato do PSTU a presidente foi entrevistado.
Nestes oito anos, atingimos pessoas e locais aos quais o partido ainda não consegue chegar. Muitos se filiam, lêem e divulgam nossos textos e declarações. Outros, inclusive de outras organizações e partidos, participam de campanhas, como os mais de 400 internautas que enviaram, pelo site, mensagens aos presos políticos de Caleta Olivia, na Argentina.

No novo desafio, de um portal de notícias, será muito importante a participação da militância e dos leitores. Há muitas formas de colaborar com o site, mesmo sem conhecimentos técnicos. Pode-se enviar artigos, reportagens, fotos e vídeos para serem publicados. Pode-se ajudar na divulgação do site, recomendando as matérias para um amigo, com a ferramenta no fim de cada texto, ou enviando e-mails de conhecidos que queiram receber nosso boletim eletrônico. Também é importante enviar informes de uma luta na qual estejam participando, como uma greve ou uma passeata pelo passe-livre. Assim, além de construirmos um portal para os ativistas, teremos uma página que reflita as lutas que temos travado pelo país.

SAIBA MAIS
A audiência do site é medida pela ferramenta Webtrends, com uma visita a cada vez que o site é acessado. Mesmo que diversas páginas sejam vistas, apenas uma visita será contada. Caso o internauta feche o navegador (Internet Explorer, Mozzila etc.) e o abra mais tarde, uma nova visita será contada. Se o mantiver aberto durante todo o dia, soma-se só uma visita. Assim, 201 mil visitas não são, necessariamente, de 201 mil pessoas, pois uma mesma pessoa pode acessar o site mais de uma vez ao dia.

Post author
Publication Date