O Congresso do Sindicato dos Trabalhadores Federais do Rio Grande do Norte aprovou em seu Congresso, ocorrido entre os dias 17 e 19 de março, uma resolução que determina a desfiliação do sindicato da CUT e, ao mesmo tempo, sua adesão à Conlutas. A decisão foi tomada após um debate sobre o tema, no qual participou Valério Arcary, professor do CEFET/SP e militante do PSTU. A direção da CUT foi convidada com antecedência de duas semanas da data do congresso e confirmou a presença de seu vice-presidente no estado. No entanto, o mesmo não compareceu ao congresso e sequer justificou a ausência.

O debate foi bastante acalorado e polarizado entre as posições a favor e contra a desfiliação. A companheira Gizélia da Rocha Fonseca, a Gigi, como é conhecida na base da categoria, diretora do Sintsef/RN e militante do PSTU, falou ao plenário: “É responsabilidade dos trabalhadores exigirem o rompimento de suas organizações com a CUT, porque a central está hoje a serviço dos pelegos e cumpre o papel de braço sindical do governo Lula no movimento. Mas não basta romper com a CUT! Também é preciso construir uma nova alternativa para nossa classe, que lute contra o governo e os patrões e seja um bastião na luta contra o capitalismo. Esta alternativa, esta ferramenta, para nós, é a Conlutas!“

Foram mais de 80 votos a favor, 11 contra e 3 abstenções. O Sindicato prepara agora a eleição dos delegados ao Congresso Nacional de Trabalhadores, o Conat.