Numa assembléia histórica, no dia 24 de abril, os trabalhadores dos Correios do Amazonas aprovaram a filiação do seu sindicato, o Sintect-AM, à Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas). Em setembro passado, os trabalhadores já haviam aprovado a desfiliação da entidade à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em seguida, teve início o debate na categoria sobre a filiação à Conlutas.

Coube a Rodolfo, ex-presidente do sindicato e ex-diretor regional da DR/AM, representar a ARTsind, corrente governista que dirigia a entidade, e defender a não-filiação. Porém sua posição obteve apenas oito votos.

A resposta que os trabalhadores deram aos representantes do PT e da CUT demonstra que hoje essa direção faz parte do passado. Agora, a categoria reconhece e apóia o trabalho da atual direção que está mudando a história do Sintect-AM. Também reconhece a importância da construção da Conlutas como nova ferramenta de luta da classe trabalhadora.

Em pouco mais de um ano, o sindicato já fez duas greves e esteve presente do começo ao fim na luta vitoriosa pela periculosidade de 30% para os carteiros. Com certeza, o Sintect-AM estará presente na luta pela regulamentação do adicional de risco, pelo PCCS dos trabalhadores, contra a quebra do monopólio postal, por uma PLR justa e por demais questões específicas da categoria.