Desfiliação do segundo sindicato no Estado fortalece encontro estadual da Conlutas, em Porto Alegre, no dia 19O Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Sindppd/RS) não integra mais a lista de entidades sindicais filiadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Por 87 votos a favor à desfiliação e 53 contra, a decisão foi tomada durante assembléia-geral, realizada ontem (09/11), em Porto Alegre. Houve, ainda, uma abstenção, totalizando 141 votantes. Após longo período de debates, em que cada lado expôs argumentos e pontos-de-vistas distintos, os filiados lotaram o galpão do IBGE e fizeram a sua escolha.

Para a secretária-geral do Sindppd/RS, Vera Guasso, a decisão confirmou a insatisfação geral dos trabalhadores com a Central. “A deliberação pela desfiliação demonstrou que a CUT não serve mais para os trabalhadores porque abandonou suas bandeiras históricas“, afirmou. Para Vera, a partir de agora, será possível seguir priorizando a autonomia e a independência do sindicato. “Vamos construir passos sólidos, no sentido de unir trabalhadores e entidades sindicais do Brasil inteiro, que querem construir um sindicalismo de luta e independente dos governos e dos patrões“, enfatizou.

Os trabalhadores presentes também discutiram sobre a construção de uma nova alternativa sindical e decidiram, por 67 votos a 37, os princípios que nortearão sua ação:

> Democracia;
> Independência do Estado, do governo e dos patrões;
> Independência econômica do Estado;
> Autonomia em relação aos partidos políticos.

A partir destes princípios, o SINDPPD irá buscar se organizar com entidades que os defendam, e temos como exemplo a Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas). O sindicato deve participar dos eventos organizados pela Conlutas até o congresso nacional em abril de 2006 e, posteriormente, retomar com a categoria o debate sobre nova filiação do sindicato.