O Sindipetro/RJ se desfiliou da FUP (Federação Única dos Petroleiros), em plebiscito realizado na categoria nos dias 12, 13 e 14 de setembro. Com o Sindipetro/RJ, já são três sindicatos desfiliados da FUP, já que o Sindipetro São José dos Campos/SP e o Sindipetro AL/SE também se desfiliaram. Os Sindipetros AM/PA/MA/AP, além do Sindipetro Caxias e Sindipetro Litoral Paulista também já iniciaram o debate sobre a desfiliação.

No dia 14, o Litoral Paulista realizou um debate que contou com a presença de 150 trabalhadores, aonde a FUP, através de seus diretores, foi indagada sobre mudança de tragetória política que entidade tomou, abandonando a defesa dos direitos dos trabalhadores.

Os Sindipetro AM/PA/MA/AP e Sindipetro Caxias já definiram pela suspensão do pagamento à FUP e pelo início do debate na categoria, que será concluído com a realização de assembléias ou plebiscito.

A Frente Nacional dos Petroleiros tem sido vitoriosa em garantir a unidade dos que querem lutar, o que se expressou durante o Confup, em São Paulo, durante a campanha contra a repactuação, e nos debates sobre a desfiliação da FUP.

Este momento de reorganização da classe trabalhadora proporciona a possibilidade de construir novas ferramentas, entre elas a Frente Nacional dos Petroleiros, uma alternativa que reúne petroleiros de diferentes grupos e opiniões.

A FNP é formada por seis sindicatos: Sindipetros RJ, Caxias/RJ, Litoral Paulista, São José dos Campos/SP, o Sindipetro AM/PA/MA/AP e AL/SE. Também estão na FNP oposições como GLP e Alternativa Independente em Macaé/RJ, Setor Minoritário do RJ, Movimento 2004 e Sindicato pela Base em Caxias, Independentes do RS, Setor Minoritário no Unificado SP, e as diversas oposições organizadas em diversos estados e sindicatos da Conlutas Petroleiros, conhecida como BASE (em Caxias, no Sindipetro RJ, MG, Paraná, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo e até na Base do Litoral Paulista).

Veja abaixo o resultado do plebiscito no Sindipetro/RJ:

O SINDIPETRO-RJ deve permanecer filiado à FUP?

SIM – 498 votos (35,39%)
NÃO – 866 (61,55%)
NULOS – 42 (2,99%)
BRANCO: 1 (0,07%)
TOTAL: 1.407 (100%)