Chapa elege 81% dos delegados para o Congresso da categoria.O Sindicato dos Trabalhadores de Comércio de Nova Iguaçu e Regiões (Baixada Fluminense – RJ), no último dia 19, realizou uma assembléia para eleição de delegados ao próximo congresso da categoria, agendado para março, e que irá discutir, entre outras coisas, um plano de lutas para enfrentar as demissões. Duas chapas se apresentaram: a chapa 1 Comerciários em Luta, composta por militantes do PSTU e independentes, e a chapa 2 Reação Comerciaria, da CST, corrente interna do PSOL. Obtendo 125 votos, a chapa 1 elegeu 81% dos delegados.

Durante a Assembléia, lamentavelmente, a CST continuou com os ataques que vem realizando nos últimos meses ao PSTU. Os militantes da CST que integram a direção do sindicato, através de calúnias e difamações acusam, sem qualquer prova ou indício, o PSTU de roubar a categoria.

Desgastados e sem credibilidade na base dos comerciários, os militantes da CST, com o intuito de fragilizar o PSTU perante os trabalhadores, não só mentem, como se aproximam dos patrões, utilizando métodos que são incompatíveis com uma moral operária e revolucionária. Além de desrespeitarem a democracia dos trabalhadores não acatando as deliberações aprovadas nas instâncias do sindicato e nas assembléias da categoria, a CST chegou ao absurdo de levar, para o interior do sindicato, um policial militar com o intuito de intimidar os militantes do PSTU.

Desmoralizados e pressionados pelos trabalhadores do comércio, os militantes da CST foram obrigados a desmentir todas as acusações feitas aos militantes do PSTU. No auge do seu desespero chegaram a chamar os comerciários de burros! Indignada com tudo que os diretores da CST tem feito, a categoria votou quase que por unanimidade, a devolução de todos eles para os seus locais de trabalho.

O PSTU, apesar dos ataques sofridos, vem fazendo um sistemático chamado à unidade a todos os setores que compõem a diretoria do sindicato, incluindo a CST, pois, tem a compreensão da gravidade pela qual atravessa a classe trabalhadora.
A categoria ao votar massivamante na chapa do PSTU, sinaliza em qual setor do sindicato ela confia e com quem ela está disposta a enfrentar os desafios que tem pela frente.

Os comerciários já sabem que a luta contra os patrões e o governo será dura. Por isso, cantavam na Assembléia: “O Sindicato é pra ação, a divisão só favorece o patrão!”

Post author Márcio Magalhães, do Rio de Janeiro (RJ)
Publication Date