O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP) José Donizetti de Almeida foi agredido e preso, hoje pela manhã, quando distribuía boletim informativo do Sindicato dos Metalúrgicos aos trabalhadores da Embraer. Para tentar impedir a denúncia da demissão de um dirigente sindical, a Embraer acionou a Polícia Militar, que enviou diversas viaturas à portaria da empresa. Donizetti ficou detido no 3º DP de São José dos Campos e liberado no final da manhã.

A Empresa, uma das maiores exportadoras do país, utiliza repressão para impedir a organização dos funcionários. “Em todas as fábricas da região, o sindicato distribui material, realiza assembléias com os trabalhadores, mas na Embraer uma simples distribuição do `Jornal do Metalúrgico` vira caso de polícia”, afirmou o presidente do Sindicato em exercício, Adilson dos Santos,o Índio.

Na semana passada, a Embraer demitiu o diretor do sindicato Reynaldo Sant´Ana, por justa causa, após o sindicato denunciar as horas extras abusivas e utilização de trabalhadores terceirizados na linha de produção.

O Sindicato já entrou com processo contra a empresa com base na Constituição Federal que determina a livre organização dos Trabalhadores. Será realizada também uma campanha internacional denunciando a repressão na Embraer.

Maiores informações

Adilson dos Santos, Índio (12) 9121-9781
Jocilene Chagas (12) 9709-0764 / 3946-5310