Esse shopping mostra como os deputados só se preocupam com suas mordomias

A mesma Câmara que aprovou a retirada de direitos dos trabalhadores aprovou a construção de um shopping bilionário pra servir os deputados no Congresso

Na mesma semana em que o governo Dilma divulgou o corte de R$ 70 bilhões no orçamento, centrado nos recursos da Habitação, Educação e Saúde, a Câmara dos Deputados aprovou a construção de um shopping para servir os deputados. A obra, que funcionaria no Anexo 5 da Câmara, vem sendo chamado de “Parlashopping”, mas bem que poderia ser batizado de “Shopping da Roubalheira” e vai custar nada menos que R$ 1 bilhão!
 
Foi uma das promessas de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em sua campanha à Presidência da Câmara. Para aprovar esse absurdo, os deputados incluíram um artigo na Medida Provisória 668, que nada tem a ver com o tema. A MP eleva a taxação dos importados, ou seja, o shopping foi um contrabando enfiado na MP para que fosse aprovado sem atrair muita atenção. Interessante notar que esse mesmo shopping também foi promessa do então candidato do PT, Arlingo Chinaglia, ao posto que acabou perdendo pra Cunha.
 
Alguns puxa-sacos de Cunha chegaram a compará-lo a JK. “Vossa Excelência está mostrando a mesma coragem que JK mostrou nos anos 60. Futuramente o senhor será aplaudido”, chegou a dizer o deputado Edson Moreira (PTN-MG). Outros deputados reclamaram que eles não teriam um lugar melhor pra tomar um cafezinho ou que os restaurantes “bons” têm fila. Dá até pena, não dá? E os cafés dos trabalhadores que sofrerão com as mudanças do seguro-desemprego que os deputados acabaram de aprovar? E aqueles que sofrerão com a terceirização que a Câmara também aprovou?
 
Esse shopping é um verdadeiro acinte e mostra como os deputados só se preocupam com seus privilégios e mordomias, justamente no momento em que o governo Dilma impõe um duro ajuste fiscal e que as grandes empresas demitem. 
 
Resta saber o que estará à venda nesse shopping. Será que os próprios deputados se colocarão nas vitrines a fim de facilitar a vida dos bancos e grandes empreiteiras?
 
 
 

Post author