Na tarde do dia 26 de janeiro, horas antes da marcha de abertura do Fórum Social Mundial, diversas entidades que representam os servidores públicos federais realizaram uma Plenária Nacional. O objetivo era discutir a campanha salarial de 2005.

Pelo Fortalecimento da CNESF

A defesa e a necessidade do fortalecimento da Coordenação Nacional dos Servidores Públicos Federais (CNESF) foi o centro das discussões na Plenária. Em 2004, direções governistas impuseram a divisão na categoria durante a campanha salarial e, ao invés de reajustes, os servidores tiveram de amargar as famigeradas gratificações e a quebra da paridade. Com este balanço, ficou clara a necessidade de uma campanha salarial forte e unificada, que se organize em torno da CNESF e derrote as direções sindicais governistas.

O índice de reposição salarial que vai ser reivindicado pelas categorias ainda não foi definido. A discussão será remetida às bases e a decisão será tomada na próxima Plenária Nacional. As entidades aprovaram os seguintes eixos para a próxima campanha: 1- Um Calendário, a ser cumprido ainda no governo Lula, que reponha as perdas dos servidores desde 1995. 2- Paridade entre aposentados, ativos e pensionistas. 3- Reestruturação das carreiras com a incorporação das gratificações aos salários. 4- Participação da CNESF em todas as negociações. 5- Nesta campanha salarial, a CUT não fala em nosso nome.

A plenária também aprovou um calendário de lançamento da campanha. No dia 14 de março ocorrem as Plenárias Setoriais, seguida da Plenária Nacional no dia 15, de manhã. Na tarde do dia 15, os servidores realizam um ato de lançamento da campanha salarial unificada.