Os municipários de Porto Alegre (RS) estão parados há dez dias. Eles reivindicam um reajuste salarial de 20%, aumento do vale-alimentação, melhorias na Previdência e solução de problemas nas áreas públicas, como saúde e educação. A adesão à greve já é de mais de 50%.

Nesta sexta-feira, a categoria realizou uma passeata pelas ruas do centro da capital gaúcha, partindo de um parque da cidade até a sede da prefeitura. O prefeito José Fogaça (PPS) ofereceu parcos 3% e, até o momento, não sinalizou com nenhuma possibilidade de negociação.

No final da tarde, às 18h30, o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) convocou uma reunião na Câmara de Vereadores para desmentir a campanha da prefeitura que acusa o sindicato de intransigência. Os vereadores da cidade foram convidados, mas não houve avanços no sentido de abrir um diálogo com o governo municipal segundo informa o blog do Simpa.

O Simpa também denuncia o descaso do prefeito com os setores da saúde e da educação. Ainda de acordo com o blog, há ratos e baratas nas unidades de saúde, faltam materiais básicos nos hospitais, não há vigilância nas escolas.

Dessa forma, essa greve também traz melhorias para a população que utiliza os serviços públicos. Os servidores afirmam que vão manter a greve até que o prefeito resolva negociar com a categoria.

LEIA TAMBÉM: