Plenária no dia 15 em Brasília definirá índice emergencial da campanha. Governo ofereceu reajuste de 0,1%Conforme deliberação da Plenária Nacional realizada no Fórum Social Mundial, será lançada nesta terça-feira, dia 15 de março, a campanha salarial dos servidores públicos federais. No dia 14 de março, ocorrerão as plenárias setoriais, seguidas da plenária nacional no dia 15, de manhã. Na tarde do dia 15, os servidores realizam o ato de lançamento da campanha salarial unificada.

Os servidores reivindicam as perdas históricas que vêm defasando seus salários desde 1995 e que já somam 144%. Porém, além da reivindicação das perdas históricas, é preciso ainda definir o índice emergencial a ser reivindicado pela categoria. Em contraposição ao arrocho dos servidores, Lula propôs o indecente reajuste de 0,1% para os servidores neste ano. A discussão sobre o índice emergencial foi feita nos estados e a decisão será tomada pela Plenária dos Servidores Públicos Federais que ocorrerá antes do ato, na manhã do dia 15.

Por uma campanha unificada
Um dos principais eixos da campanha, que foi aprovado na plenária anterior, foi a defesa do fortalecimento da Coordenação Nacional dos Servidores Públicos Federais (CNESF) e a construção de uma campanha unificada. Em 2004, direções governistas impuseram a divisão na categoria durante a campanha salarial e, ao invés de reajustes, os servidores tiveram de amargar as famigeradas gratificações e a quebra da paridade. Com esse balanço, ficou clara a necessidade de uma campanha salarial forte e unificada, que se organize em torno da CNESF e derrote as direções sindicais governistas.

Contra as reformas Sindical e Trabalhista
É importante também que a campanha salarial e as lutas específicas dos servidores estejam ligadas à luta contra às reformas Sindical e Trabalhista. Por isso, é preciso que os servidores que estarão em Brasília para o lançamento da campanha salarial também participem do ato contra a reforma que ocorrerá durante a Audiência Pública sobre a reforma, com o ministro Ricardo Berzoini. A audiência e o ato serão no dia 16 de março, às 11 horas, na Câmara dos Deputados, no Auditório Nereu Ramos.