Decisão foi tomada em assembléia dos serventuários da Justiça estadualO dia 14 de setembro vai entrar para a história da luta dos serventuários da Justiça do estado do Rio de Janeiro. Com muita animação e disposição, mais de duas mil pessoas realizaram o abraço ao Fórum Central, às 15h. Logo depois, saíram em passeata pelas ruas do Centro do Rio, a maior já realizada pela categoria em todos os tempos. Cantando paródias, os serventuários deram o seu recado ao governador Sérgio Cabral (PMDB): “não vamos nos dobrar à sua tentativa de arrochar os salários!”

Ao final da passeata, os servidores se concentraram em frente ao Fórum Central, onde deram início à assembléia geral. Com grande representatividade – a maioria das regionais e das comarcas do interior estavam presentes – iniciaram-se os informes sobre a adesão à greve na sexta-feira, além dos indicativos dos locais de trabalho quanto à sua manutenção ou suspensão.

Diversas inscrições se colocaram a favor ou contra estas duas propostas, onde foram levados em consideração diversos aspectos da realidade. Na votação, por ampla maioria, a assembléia aprovou a suspensão da greve iniciada no dia 4 deste mês e o retorno da mesma nos dias 1 e 2 de outubro. O dia 2 é a data prevista para apreciação, na Assembléia Legislativa (Alerj), do Projeto de Lei do reajuste dos servidores, data esta “arrancada” pela força da greve.

“Os serventuários decidiram suspender a paralisação, mas não de acabar com a luta. Começa o estado de greve e vamos manter a mobilização, pois queremos que os deputados aprovem o projeto tal como foi enviado pelo Judiciário. A categoria rejeita qualquer redução dos 9,77% de reajuste. Isto significa que não aceitaremos qualquer substitutivo por parte do TJRJ que tenha o propósito de diminuir este percentual”, afirmou Amarildo Silva, presidente do sindicato da categoria, o Sind-Justiça (filiado à Conlutas), e militante do PSTU.

Além de um novo calendário de atividades, a assembléia aprovou que o sindicato deve exigir da presidência do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) os imediatos reajustes dos auxílios creche, refeição/alimentação e saúde, bem como a criação do auxílio-deslocamento, a imediata implantação das promoções e o retorno do recesso do final de ano.

Confira, abaixo, as decisões da assembléia.

  • Suspender a greve iniciada no dia 4 de setembro.
  • Manter o estado de greve.
  • Realizar um ato no dia 26 de setembro, às 15h, na Alerj.
  • Participar do Seminário sobre assédio moral.
  • Realizar uma nova assembléia geral no dia 27 de setembro, às 18h, no Fórum Central.
  • Negociar com Presidente do TJRJ os aumentos dos auxílios creche, refeição/alimentação e saúde, bem como a criação do auxílio-deslocamento, a imediata implantação das promoções e do recesso no final do ano.
  • Fazer paralisação nos dias 1 e 2 de outubro.