No sábado, dia 25 de novembro, o Conselho Deliberativo do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE/RJ), que reúne representantes de núcleos e regionais de todo o Estado, aprovou uma resolução chamando a unidade da Conlutas e da Intersindical, com o objetivo de fortalecer a luta dos trabalhadores e do conjunto dos explorados e oprimidos de nosso país.

O primeiro passo fundamental para esta unidade seria a convocação de um Encontro Nacional contra as Reformas Neoliberais do governo Lula, previsto para acontecer já no primeiro semestre de 2007.

No Rio de Janeiro, os seminários contra as reformas neoliberais, que estarão acontecendo durante o mês de dezembro de 2006, será um primeiro ensaio desta importante unidade.

O Seminário Estadual da Conlutas-RJ contará com a participação de Danilo Serafim, Coordenador Geral do SEPE/RJ e dos um dos dirigentes da Intersindical, na mesa que discutirá a reforma sindical e trabalhista e o Seminário da Região de Volta Redonda está sendo organizado conjuntamente pelas forças da Conlutas e a Intersindical, além de outros grupos políticos que atuam no Sul Fluminense.

O SEPE rompeu com a CUT neste ano, em um plebiscito que obteve a maior participação da categoria em toda a história das eleições do sindicato. E a ruptura com a CUT foi aprovada por dois terços dos votos válidos dos filiados. Este é o primeiro sindicato de profissionais de educação do ensino médio e fundamental a romper com a CUT, sendo um dos maiores sindicatos do Rio de Janeiro.