Entre as diversas atividades que ocorrem no Fórum, as que são relacionadas com a possibilidade de invasão do governo americano no Iraque chamam a atenção dos participantes.

O sentimento anti-governo americano é generalizado. Uma conferência realizada no Gigantinho, “Contra a militarização e a guerra”, reuniu mais de 10 mil pessoas. Entre os palestrantes estavam Tariq Ali e István Mészáros que denunciaram o imperialismo americano e sua política ostensiva de dominação. A americana Medea Benjamin contou sobre o crescimento da campanha e sentimento anti-guerra nos Estados Unidos. “Apesar da campanha do governo americano defendendo a guerra anti-terror, apesar de tudo, já temos um movimento de massas contra a guerra, antes de seu começo”, disse Medea.

Um seminário organizado pela revista Marxismo Vivo, “A guerra imperialista e a crise econômica mundial”, que também abordou a ofensiva do governo americano sobre o Iraque reuniu cerca de mil pessoas (ver reportagem no site) com faixas e bandeiras
contra a guerra e anti-imperialismo americano.
Assim como na passeata de abertura do Fórum, as bandeiras que mais apareciam eram bandeiras contra a invasão americana ao Iraque.