As reformas trabalhista e sindical que se preparam no Brasil não estão dissociadas da tendência geral que se observa acerca desse assunto nos outros países: promover desregulamentação, flexibilização e eliminação de direitos dos trabalhadores.
No Brasil, as mudanças feitas no governo anterior, bem como os discursos e “balões de ensaio” lançados pelos representantes do atual governo, também apontam neste mesmo sentido.

Essa discussão já está em curso em diversos segmentos da sociedade e, particularmente, no Fórum Nacional do Trabalho, criado pelo governo (onde participam as centrais sindicais e representações dos empresários). O objetivo é formular “propostas consensuais” para enviar ao Congresso Nacional.
A FENAM (Federação Nacional dos Metalúrgicos da CUT), o ANDES/SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Universidades Brasileiras), a FENASPS (Federação Nacional dos Trabalhadores na Previdência, Saúde e Trabalho) e a FSDMG (Federação Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais), promovem o Seminário sobre Reforma Trabalhista e Sindical, para defender os direitos dos trabalhadores e fortalecer a organização sindical classista e de luta. O evento será nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, no Sindicato dos Químicos de São Paulo.

As inscrições podem ser feitas no Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, através do e-mail: secretaria@ sindmetalsjc.org.br ou pelo telefone (012) 3946.5305, com Ana. A taxa de inscrição é R$ 10 e poderá ser paga no credenciamento.

  • Leia a convocatória do evento
    Post author
    Publication Date