O seminário “Argentina: o levante de dezembro, a crise da democracia burguesa e a necessidade de uma frente de esquerda” debateu a situação da Argentina, que saída deve ser apontada pelos trabalhadores, a política das organizações trotskistas argentinas presentes na discussão e a possibilidade da construção de uma frente da esquerda revolucionária e socialista. Compareceram ao evento cerca de 600 pessoas.

José Maria de Almeida foi o mediador do debate entre a Frente Obrera y Socialista (FOS), o MAS (Movimiento al Socialismo), MST (Movimiento Socialista de los Trabajadores) e PO (Partido Obrero). Também fez uso da palavra um companheiro de Convergência Socialista (CS).


O debate sobre a necessidade de uma frente da esquerda foi proposto pelo PSTU e pela Liga Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional (LIT-QI) com o objetivo de apontar uma saída operária e socialista para o processo revolucionário argentino.

Em que pese todas as diferenças existentes entre as distintas organizações presentes no seminário, em particular sobre a questão da convocação ou não de uma assembléia nacional constituinte e de como e em que magnitude se pode conseguir a unidade da esquerda revolucionária e socialista, a reunião de diversas organizações no seminário foi um pequeno mas importante passo para explorar as condições de possibilidade para a elaboração coletiva e intervenção comum dos trotskistas na revolução argentina.

Chesnai e Valério Arcary